top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Abree e Prefeitura de Piracicaba fazem drive-thru de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos


Campanha será realizada no dia 15 de julho e tem o objetivo de viabilizar a destinação ambientalmente correta dos produtos - Imagem: Divulgação

A Abree – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, em conjunto com a Prefeitura de Piracicaba (SP), promove a campanha de arrecadação de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na região. O objetivo é promover a reciclagem responsável e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado desses materiais. A ação acontece, no dia 15 de julho, das 9h às 16h, simultaneamente nos bairros Paulista e Santa Teresinha, locais onde a Abree disponibilizará dois pontos de recebimento localizados na Estação da Paulista e no Parque Quilombo Corumbataí.


Para os moradores da região que desejam descartar os eletroeletrônicos e eletrodomésticos, é necessário que levem no dia e horário marcado em um dos pontos de recebimento os equipamentos que não estão funcionando mais ou estão obsoletos em casa. Durante a campanha, poderão ser descartados desde fones de ouvido a geladeiras e haverá uma equipe disponível no local para receber e tirar possíveis dúvidas a respeito do processo de reciclagem.



“A parceria com a Prefeitura de Piracicaba é essencial não só para mostrarmos a importância do descarte correto, mas para criar um nível de conscientização na população de que um pequeno ato pode gerar muitas soluções para a região, desde novos ciclos para os materiais reciclados até a geração de novos empregos. Quanto mais pessoas aderirem a esse hábito, mais o meio ambiente será preservado”, explica Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da Abree.


A Abree e a Prefeitura de Piracicaba estão comprometidas em promover a reciclagem adequada desses produtos, evitando seu descarte em locais inadequados e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Ao realizar o drive-thru, ambas as instituições visam incentivar a população a se engajar em práticas sustentáveis, além de destacar os benefícios da logística reversa.


"Muito mais do que ações de grande porte, o meio ambiente é beneficiado quando se tem ações individuais, porque a somatória das pessoas tendo um comportamento favorável ao meio ambiente, descartando corretamente os resíduos e favorecendo a reutilização quando possível, são medidas simples mas que resultam em um grande impacto positivo", diz Alex Gama Salvaia, titular da Simap - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba.


Para que a população local possa realizar o descarte correto durante todo o ano, a Abree, em conjunto com seus parceiros, soma mais de 4,1 mil pontos de recebimento pelo País, estando presente em quase 1,3 mil municípios. E, no momento, contabiliza 686 pontos de recebimento espalhados pelo Estado de São Paulo.


Na função de entidade gestora, a Abree colabora no atendimento legal da destinação final adequada de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. Desde modo, contribuindo positivamente para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade.


No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP residencial. Além de disponibilizar uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.


SERVIÇO

Campanha de Arrecadação de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em Piracicaba (SP): 15 de julho, das 9h às 16h. Endereço I: Estação da Paulista (Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580, Paulista). Endereço II: Parque Quilombo Corumbataí (Rua Adelmo Cavagioni, Santa Teresinha).


Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados: Celulares; Fone de ouvidos; Geladeiras; Máquinas de lavar; Baterias; Televisores; Secadores; Batedeiras; Fogões; Micro-ondas; Ferramentas; Equipamentos de informática; Rádios; Videogames e consoles, entre outros.

Sobre a Abree

Fundada em 2011, a Abree – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 55 associados que representam 184 marcas, a Abree é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no País. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page