top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba divulga regulamento oficial


Cartaz oficial da edição 2023 é assinado por Zélio - Imagem: Divulgação

O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), lançou nesta semana, o regulamento oficial desta histórica edição, que será inaugurada no dia 26 de agosto, que dispõe sobre datas, regras de participação, premiação e outras informações.


O regulamento completo da 50ª edição do evento pode ser baixado em arquivo PDF no site do Salão de Humor: https://salaointernacionaldehumor.com.br. Como destaca o regulamento, as inscrições de trabalhos em todas as categorias devem ser efetuadas até o dia 18/06. O documento também institui que o 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que fica aberto à visitação gratuita no Armazém 14, do Engenho Central, até o dia 29/10.


Sobre a participação dos artistas, o regulamento aponta que profissionais e amadores podem inscrever trabalhos autorais, que não foram selecionados anteriormente, não foram premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba ou em outros eventos gráficos até a data de encerramento das inscrições.




Os trabalhos podem ser enviados por correio ou transportadora, por e-mail ou pessoalmente no Cedhu, que fica no prédio administrativo do Engenho Central.


Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que nesta 50ª edição são: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida), tiras/HQ (arte gráfica em sequência; para HQs serão aceitas histórias com no máximo duas páginas) e tema Saúde Unimed (para trabalhos que abordem o tema saúde).


A novidade desta edição é a categoria Temático, que esse ano é 50 Anos: Crise da Meia Idade, proposto pela organização do evento. Junior Kadeshi, diretor do Salão de Humor, comenta sobre a escolha. “O tema tem tudo a ver com os 50 anos do Salão e, com certeza, teremos trabalhos muito bons e engraçados relacionados a este tema, que inclusive é o medo de muita gente!”.


O regulamento também estipula que, além dos prêmios para as categorias, poderão ser concedidos prêmios especiais, oferecidos pela Prefeitura, órgãos públicos ou por apoiadores, no decorrer do processo de inscrição e seleção.


Em relação à premiação, aponta o regulamento, além do valor monetário, os autores premiados receberão troféus criados por Zélio Alves Pinto.


Os valores dos prêmios deste ano ainda podem ser reajustados. É o que busca o projeto de lei 38/2023, que o Executivo enviou à Câmara de Vereadores de Piracicaba, em 16/03 e recebeu parecer favorável dos parlamentares, na 20ª reunião ordinária dessa segunda-feira (17). O texto foi votado em primeira discussão e precisa retornar ao plenário para nova apreciação e depois ser promulgado em lei.


SERVIÇO

As inscrições para o 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18/06 pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br), via Correios - Avenida Maurice Allain, nº 454, Parque do Engenho Central - Caixa Postal 12 - Piracicaba (SP), Cep: 13.405-123 - ou pessoalmente no Cedhu, Prédio Administrativo, no Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620 ou (19) 3403-2623.

Komentarze


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page