top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

49º Salão de Humor de Piracicaba tem 1.990 obras inscritas de 365 artistas de 40 países


Obra de Alireza Pakdel do Iran - Imagem: Prefeitura de Piracicaba

O 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba teve 1.990 trabalhos inscritos, de 365 artistas provenientes de 40 países. As inscrições se encerraram no último dia 18/06. Agora, os integrantes do Júri de Seleção, responsável por selecionar todas as obras para compor a mostra oficial do Salão, receberão os trabalhos em arquivo digital para escolherem quais farão parte da edição 2022 de uma das vitrines de artes gráficas mais antigas e ininterruptas do mundo. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).


A temática e técnica para produção das obras para o Salão são livres. As categorias da mostra são cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, Saúde Unimed (para trabalhos que abordem o tema saúde) e o temático E-commerce. Neste ano, alguns dos trabalhos inscritos fazem referência a artistas internacionais, como o ator Will Smith e o cantor Freddie Mercury, além da pandemia da Covid-19, meio ambiente, entre outros assuntos.



Entre os países representados nas inscrições, além do Brasil, estão Afeganistão, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Egito, Espanha, Estônia, EUA, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Macedônia, México, Montenegro, Nicarágua, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Servia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.


“Organizamos todas as obras recebidas para enviar aos jurados de seleção e agora é a vez do trabalho deles. O Salão com certeza vai ser muito lindo neste ano, como em todos os outros, e estamos extremamente felizes por voltarmos com as exposições presenciais, instigando o riso e a reflexão nas pessoas”, explicou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.


Caricatura produzida por Sebastiâo Xavier de Lima - Imagem: Prefeitura de Piracicaba

Nesta edição, o Júri de Seleção é formado por Paulo Jindelt, ilustrador, cartunista, caricaturista e premiado no Salão em 2015, de Joinville (SC); Pedro Pimenta, assessor e relações institucionais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Jota A, cartunista do Piauí que foi diversas vezes premiado em Piracicaba; Luiz Marangoni, cartunista e autor das tiras do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; Dalila Lamour, diretora de Cultura da Prefeitura de Iracemápolis; Maria Luziano, ilustradora e caricaturista, e Gabriela Borges, jornalista e fundadora da Mina de HQ.


De acordo com o secretário da Semac, Adolpho Queiroz, o Salão de Humor de Piracicaba é uma das mais antigas iniciativas do mundo para dar visibilidade aos artistas. “O Salão é uma tradição que no próximo ano completará 50 anos de orgulho à nossa cidade, sempre promovendo artistas do mundo inteiro, com espaços para apreciação, reflexão e discussão dos mais diversos gêneros com diferentes formas de humor”, falou.


SALÃOZINHO

Continuam abertas até dia 10/07, as inscrições para o 20º Salãozinho de Humor, direcionadas para pessoas entre 7 e 14 anos de idade. São duas modalidades: desenhos e objetos tridimensionais (esculturas). Regulamento e ficha de inscrição estão no site do Salão (salaointernacionaldehumor.com.br ).

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page