• O Canal da Lili

48° Salão de Humor de Piracicaba: mostra presencial no Parque do Engenho Central vai até 03/10


Mostra principal Salão de Humor - Imagem: Divulgação

Desde terça-feira (7), o público pode matar a saudade de uma das exposições de humor gráfico mais importantes do mundo, presencialmente. O Armazém 14, no Parque do Engenho Central, abriu suas portas para o 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba, das 10h às 17h, após hiato de um ano causado pela pandemia. Até o dia 03/10, a mostra pode ser vista sempre às quintas e sextas-feiras, sábados e domingos, também das 10h às 17h. Aqueles que desejarem podem fazer um tour 360º virtual pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br .


A exposição presencial segue a flexibilização das restrições para o combate à pandemia do coronavírus, conforme decreto n.° 18.847, e atenderá a todos os protocolos sanitários necessários, como o controle de acesso, uso de álcool em gel, máscara e faixas com orientação para o distanciamento social.


O Salão deste ano reúne 308 trabalhos selecionados, entre 2.076 enviados por 349 artistas de 49 países, como Argentina, Brasil, China, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Inglaterra, Itália, México, Peru, Palestina, Romênia, Rússia, Sérvia, Tailândia, entre outros. Os cartuns, caricaturas, charges, tiras e esculturas refletem o drama dos refugiados, autoridades políticas, vacina, pandemia, celebridades, tecnologia, redes sociais e outros assuntos que permitem a reflexão em torno de panoramas universais.


Cláudio Fernando Lascoski - Brasil Prêmio Charge - Imagem: Divulgação

As obras que compõem a mostra principal foram analisadas pelos júris de seleção e premiação formados por profissionais da área do humor e artes gráficas. “Já participei de várias edições do Salão, mas este ano tive a honra de, junto com meus colegas, ser jurado e ajudar a filtrar e selecionar os trabalhos que melhor representam esta edição. Tarefa difícil, pois muitos apresentaram mensagens rápidas e inteligentes”, comenta Orlandelli, um dos jurados de premiação.


PREMIADOS

Os vencedores desta edição foram anunciados em cerimônia virtual, realizada no sábado, 04/09, conduzida pelo diretor do Salão, Júnior Kadeshi, com a participação do prefeito Luciano Almeida, do secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, do presidente do Salão, Paulo Bonfá, além de jurados de premiação.


O Grande Prêmio Zélio de Ouro foi para o cartunista turco Oguz Gurel, que também conquistou o Prêmio Cartum, com a obra Ovelha Negra. A charge vencedora foi para o brasileiro Dinho Lascoski, que retratou o presidente Jair Bolsonaro em momento de discurso. O melhor da caricatura foi para Claudia Kfouri, que homenageou o cantor Belchior, traduzindo a força da arte e a consciência de liberdade.


Carlos Cunha ( Duarte ) - Brasil - Prêmio Câmara - Imagem: Divulgação

Bruno Aziz conquistou o Prêmio Tiras. O prêmio temático Jogos Olímpicos foi para o iraniano Ali Miraee. Já o brasileiro José Antônio Costa – Jota A, conquistou o Prêmio Saúde Unimed, retratando os efeitos da pandemia. “É uma honra para a Unimed Piracicaba participar de uma mostra internacional tão representativa no universo do humor gráfico e ainda mais com um prêmio dedicado à saúde. Entendemos que lazer e cultura contribuem para o bem-estar das pessoas. É por isso que mantemos programas que estimulam a participação de beneficiários em iniciativas que envolvam arte”, afirma Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, parceira do Salão.


SALÃOZINHO

Também no Armazém 14 estará exposto o 19° Salãozinho de Humor, que reúne desenhos e esculturas feitos por crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos de idade, estudantes da rede pública e privada. Ao todo, foram inscritos 980 trabalhos. Destes, 100 foram selecionados para a exposição, sendo 50 deles da categoria de 07 a 10 anos e os outros 50, de estudantes entre 11 e 14 anos.


Participaram desta edição estudantes das cidades de Piracicaba, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Rio Claro, Monte Alto e Rio Grande (RS). “Apesar de toda dificuldade causada pela pandemia, nossos estudantes e professores se esforçaram ao máximo para que o Salãozinho não fosse prejudicado. Tal importância refletiu os quase 1.000 trabalhos enviados”, ressalta Adolpho Queiroz, secretário da Ação Cultural.


A exposição on-line e programação completa do 48° Salão Internacional de Humor de Piracicaba pode ser acessada no endereço www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br .


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon