top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

38ª Festa das Nações de Piracicaba (SP) será realizada entre os dias 17 e 21 de maio


As rainhas da 38ª Festa das Nações foram apresentadas acompanhadas dos atiradores do Tiro de Guerra - Imagem: Pecege/Gabriel Albertini

Na última terça-feira (18), aconteceu o lançamento oficial da 38ª edição da Festa das Nações de Piracicaba (SP), no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. A festa será realizada entre os dias 17 e 21 de maio, no Engenho Central, e é um dos eventos mais relevantes da cidade, reunindo cultura e gastronomia por meio da solidariedade. Toda a renda da festa será revertida em prol de 23 instituições sociais de Piracicaba, que representam 17 nações. Esta edição marca também 40 anos de Festa das Nações – durante 2020 e 2021 o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid-19.


Realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações), a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.



Para oficializar o lançamento da festa, subiram ao palco o prefeito Luciano Almeida; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida; o secretário de Governo e da Ação Cultural, Carlos Beltrame; a vereadora Alessandra Bellucci, representando o presidente da Câmara Municipal, Wagner Oliveira; o assessor de assuntos governamentais da Caterpillar, Sérgio Regonha, que representou os patrocinadores; e Fábio do Amaral Sanches, presidente da Fenapi.


O prefeito falou sobre a relevância do evento, destacando a história da festa. “São 40 anos de Festa das Nações, que retornou no ano passado após dois anos de pausa por conta da pandemia. Foi difícil realizar a festa em 2022, mas conseguimos e foi um belo sucesso, com mais de 80 mil pessoas. E, novamente, neste ano, contamos com toda ajuda dos patrocinadores e dos voluntários que são quem faz esse evento acontecer”, declarou.


As rainhas da Festa das Nações foram coroadas pelo prefeito Luciano Almeida e a presidente do Fussp, Andréa Almeida - Imagem: Pecege/Gabriel Albertini

A presidente do Fussp, Andréa Almeida, reforçou os agradecimentos. “Piracicaba sempre teve essa festa maravilhosa e, por isso, quero agradecer aos patrocinadores e aos voluntários, porque sem esse apoio não teríamos Festa das Nações”, disse Andréa Almeida.


O presidente da Fenapi, Fabio Sanches, evidenciou a relação entre gastronomia, cultura e solidariedade, os objetivos principais da festa. “É com grande honra e alegria que nos reunimos nessa cerimônia de lançamento da 38ª Festa das Nações de Piracicaba. Esse evento é uma celebração da diversidade cultural que enriquece nossa sociedade e nos permite aprender e crescer como indivíduos e comunidade. Teremos a chance de experimentar pratos deliciosos, assistir a apresentações culturais emocionantes e aprender sobre as tradições e costumes de cada país representado. Esta é uma celebração que nos une como um só povo, um povo global”.


Sanches ainda anunciou um plano de sustentabilidade que será aplicado na Festa das Nações, com gestão integral de resíduos sólidos produzidos durante o evento, com separação e destinação correta de cada tipo de material, além de quantificação dos tipos de resíduos.


“Tenho um orgulho muito grande de fazer parte dessa gestão e desse momento, de, como secretário de Governo e da Ação Cultural, promover essa festa. Estendo os agradecimentos aos patrocinadores, porque sem eles não conseguiríamos fazer esse evento, aos voluntários e todas as pessoas envolvidas por essa ação que une cultura, gastronomia e, acima de tudo, solidariedade”, salientou Carlos Beltrame.


A vereadora Alessandra Bellucci comentou sobre as emoções que a Festa das Nações traz. “Que bom que falamos de Festa das Nações, porque estamos falando de compaixão, de união de povos, de solidariedade, de amor. Essa festa representa isso. Falar de amor, compaixão e solidariedade é o que mais precisamos nesse momento”.


“É um prazer participar desse evento, representando a Caterpillar e todos os patrocinadores. A Festa das Nações é muito importante não só apenas para a cidade, mas pra todas as entidades que, graças aos recursos conquistados com a festa, podem manter seus trabalhos”, disse Sérgio Regonha.


O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, entre funcionários e ex-funcionários do Engenho Central, que foram homenageados - Imagem: Pecege/Gabriel Albertini

HOMENAGENS

O evento contou ainda com duas homenagens. A primeira, dedicada a funcionários e ex-funcionários do Engenho Central, agraciou os senhores Vlademir Sérgio Bisso e João Gibim, que trabalharam na antiga usina de açúcar, e o subtenente aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atual diretor do Engenho Central, Antonio Domingos Padovan, representando seu avô, o senhor Alberto Carnicelli, que também atuou na usina. O prefeito Luciano Almeida entregou uma placa aos homenageados, com arte cedida pelo cartunista Erasmo Spadotto.


Na sequência, as ex-primeiras damas do município e ex-presidentes do Fussp também foram homenageadas: Rosa Maluf, Vanda de Campos, Janet Machado – representada pelo marido e ex-prefeito José Machado, Sandra Negri e Selma Ferrato receberam homenagens pela realização da Festa das Nações.


O prefeito ressaltou a presença das ex-primeiras damas. “Hoje é um dia muito bonito de contar história. Recebemos pessoas que foram precursoras da festa, que iniciaram esse projeto que agora é um grande evento de uma representatividade muito grande”, acrescentou.


A homenagem em nome dessas mulheres celebrou todos os voluntários que colaboram com a Festa das Nações e que são fundamentais para a realização do evento. Neste ano, o Fussp disponibiliza uma página especial dentro da plataforma PiraSolidária para inscrição de voluntários que desejam ajudar na 38ª Festa das Nações. Para se cadastrar, basta acessar o link: www.pirasolidaria.com.br/festadasnacoes.


As rainhas representam 17 nações, sendo quatro novas - África do Sul, Áustria, Congo e Moçambique - Imagem: Pecege/Gabriel Albertini

RAINHAS

As rainhas da 38ª Festa das Nações representam 17 nações, sendo quatro novas: África do Sul, Áustria, Congo e Moçambique. Elas foram apresentadas, também, na cerimônia de ontem, acompanhadas dos atiradores do Tiro de Guerra, e coroadas pelo prefeito Luciano Almeida e por Andréa Almeida.


As rainhas desta edição sãoMayara do Nascimento Francisco (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Manuela Trevisan Dalla Villa (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Ana Laura Benato (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo); Gabrielle Ramos de Souza (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Manoela Juliana Rodrigues da Silva (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Brenda Harumi Kawai Onishi (Coreia do Sul - CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Ana Carolina Brito Trevisan (Espanha - APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Ana Clara Gomes Vieira (Estados Unidos - AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Alice Almeida (Holanda - Centro de Reabilitação Piracicaba); Raissa Mariconi Felix (Itália - Casa do Bom Menino); Mariana Marques Papetti (México - Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Julia Campos Guimarães (Moçambique – LBV - Legião da Boa Vontade); Maria José Baesteiro Schiavon (Nações Árabes - CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Giulia de Melo Braz (Nova Zelândia - FUNJAPE - Fundação Jaime Pereira); Roberta Luiza dos Santos Alves Felipe (Portugal – Pasca - Pastoral do Serviço da Caridade); Nicolle Kellen Inácio Barboza (Reino Unido - Instituto Formar) e Luana Saipp (Suíça - Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).


Os patrocinadores desta edição, já confirmados até o momento, são Caterpillar, Embraplan e Hyundai (Ouro);ArcelorMittal, Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, Unimed e Unimil (Prata); e Neurônio Adicional (Bronze). A cerveja oficial é a Itaipava 100% Malte.


SERVIÇO

38ª Festa das Nações de Piracicaba: de 17 a 21 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, em Piracicaba (SP). Contatos com a Fenapi podem ser feitos pelo e-mail diretoria@fenapi.org.br. Site: www.festadasnações.org.br. Facebook: festadasnacoesdepiracicaba. Instagram: festadasnacoesdepiracicaba.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page