Em sua 26ª edição, o Sonora Brasil faz sua temporada no Estado de São Paulo entre os dias 13 e 17 de novembro, com apresentações de Chau do Pife & Andréa Laís (AL), Fernando César & Tiago Tunes (DF), Bado, Quilomboclada & Sandra Braids (RO), Fadango Caiçara Mestre Zeca e Melina Mulazani (PR), Charlles André & Luciane Dom (RJ), nas unidades do Sesc em Guarulhos, Jundiaí, Campinas, São Carlos e Piracicaba. Promovido pelo Sesc, o Sonora Brasil tem como objetivo apresentar programações musicais que explorem a cultura brasileira em diferentes estados. No biênio 2024 - 2025, o projeto traz shows inéditos, idealizados a partir da mistura de diferentes ritmos e vivências de artistas de diversas gerações, sob o tema “Encontros, tempos e territórios”.
O Sesc Piracicaba, no sábado, dia 16/11, às 19h30, recebe o Fandango Caiçara Mestre Zeca e Melina Mulazani. O mestre da cultura caiçara Zeca da Rabeca, brincante e construtor de instrumentos, de Paranaguá (PR), é representado pelos músicos fandangueiros Leo da Rabeca e Luiz Parna, junto com a curitibana, Melina Mulazani, uma artista da voz, carnavalesca, performer, figurinista e arte-educadora.
José Martins Filho, nascido em 1952, o Mestre Zeca da Rabeca, é um dos últimos construtores de instrumentos caiçaras vivos no litoral do Paraná, reconhecido por sua presença nos fandangos das ilhas de na cidade de Paranaguá. Músico, artesão e patrimônio vivo, fundou o grupo "Viola Afinada" em 2021 para preservar sua arte.
Todas as apresentações nas unidades do Sesc serão gratuitas, e quem estiver interessado em conhecer um dos artistas que não está em sua cidade, pode ouvir os trabalhos de todos nessa playlist.
Sobre o Sonora Brasil
O Sonora Brasil é um projeto do Sesc que há mais de 25 anos visa a formação de público para a música brasileira. A iniciativa busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no País, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, por meio de apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a qualidade das obras e de seus intérpretes. Ao longo da sua trajetória, o Sonora Brasil já alcançou mais de 750 mil pessoas e realizou mais de 6 mil concertos em todo o Brasil. Com o projeto, o Sesc apresenta ao público artistas e grupos que estão fora dos grandes centros, além de contribuir para a história e o acervo cultural nacional.
SERVIÇO
Show Zeca da Rabeca e Melina Mulazani (PR): Dia 16/11, sábado, às 19h30. Local: Cafeteria do Sesc Piracicaba, à Rua Ipiranga, 155, no Centro. Grátis. Livre.
Comentários