naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

23º Salãozinho de Humor de Piracicaba seleciona 126 obras de jovens artistas de todo o Brasil

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • 18 de ago.
  • 3 min de leitura
ree

O 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba, voltado a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, apresentará ao público 126 obras selecionadas, entre desenhos e esculturas. A mostra será aberta no sábado (30/08), às 19h, durante a cerimônia e premiação do 52º SIHP - Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Teatro Erotides de Campos. A exposição ficará aberta para visitação até domingo (2/11), no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, Em Piracicaba (SP), com entrada gratuita.


O júri de seleção e premiação foi formado por Mariana Benatti, mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Unesp - Universidade Estadual Paulista, e Sérgio Moreira da Silva, professor, ilustrador e idealizador da Grafitt Cursos de Desenho. A edição deste ano recebeu 2.567 trabalhos, enviados por escolas regulares, instituições especializadas em artes, pais e responsáveis, vindos de 19 cidades brasileiras.




As obras foram organizadas nas categorias de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Do total selecionado, 96 trabalhos são de jovens de 11 a 14 anos, sendo 26 esculturas. Outros 30 trabalhos são de crianças de 7 a 10 anos, com 4 esculturas. No total, 31 esculturas estarão na mostra.


Para Sérgio Silva, a diversidade e a qualidade técnica chamaram a atenção. “A qualidade foi muito boa, especialmente nas esculturas, que demonstraram domínio técnico e criatividade. Nos desenhos, vimos pontilhismo, aquarela e grafite, o que revela aprendizado e dedicação dos participantes”, afirmou.


Mariana destacou o envolvimento das escolas. “Foi importante ver o empenho das instituições em inscrever os alunos. As crianças trouxeram temas atuais com humor inteligente, criatividade e senso crítico, por meio de trocadilhos, críticas e piadas bem construídas”, disse.


ree

As inscrições incluíram diferentes técnicas e linguagens, dentre os principais temas tratados nas obras foram o meio ambiente, em diálogo com a temática do 52º Salão Internacional de Humor, o uso da tecnologia e dos celulares, personagens ligados ao esporte e questões sociais.


Segundo Junior Kadeshi, coordenador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Salãozinho cumpre um papel essencial na formação artística de crianças e adolescentes. “Recebemos trabalhos com temas atuais e olhar crítico. Esse evento, ao chegar à sua 23ª edição, cumpre um papel fundamental de estimular desde cedo a expressão artística, o pensamento reflexivo e a criatividade que irão moldar o futuro do humor”, destacou.


O cartaz oficial do 23º Salãozinho foi criado por Pedro Ribas, jovem artista de Vinhedo, premiado em edições anteriores. “Nunca tinha feito um cartaz para um evento e fiquei muito feliz. Quis criar algo diferente do que já foi feito no Salão”, contou.


A premiação será realizada no Dia da Criança, em 12 de outubro, em horário ainda a ser definido, também no Armazém 14 do Engenho Central. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores e haverá entrega de lembranças e brindes em celebração ao talento e à criatividade dos jovens participantes, reunindo artistas, familiares e o público em geral.


ree

HISTÓRIA

O Salãozinho de Humor segue os moldes de um concurso artístico voltado exclusivamente ao público estudantil, com o objetivo de incentivar a produção de humor gráfico desde a infância, desenvolver o senso crítico e estimular o olhar criativo sobre o cotidiano.


Criado em 2002, como parte do 30º Salão Internacional de Humor, o evento se firmou como espaço de descoberta e valorização de novos talentos, revelando jovens artistas que, em muitos casos, seguem carreira nas artes visuais.






SERVIÇO

23º Salãozinho de Humor de Piracicaba - Exposição: no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, à avenida Maurice Allain, nº 454, na Vila Rezende, em Piracicaba (SP). Abertura no sábado, 30/08, às 19h, após cerimônia no Teatro Erotides de Campos. Visitação: de 31/08 a 02/11, de quarta a domingo, das 9h às 17h. Premiação em 12/10. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3412-3771 ou (19) 3412-3773.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page