Desde o início do outono, as prateleiras de supermercados começaram a ficar repletas de um dos alimentos da estação: o caqui! Conhecido por ter uma aparência semelhante a do tomate, a fruta faz muito sucesso na cozinha pelo seu sabor e pela versatilidade.
Além de ser um agrado ao paladar, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ressalta que o caqui também merece destaque por ser uma ótima opção para deixar a saúde em dia, pois fornece diversos nutrientes para o organismo - que ficam com os níveis ainda maiores no período da safra, que acontece de março a maio. “O caqui é excelente para fortalecer a imunidade, pois possui vitaminas que melhoram as células de defesa do corpo, evitando, inclusive, o aparecimento de problemas comuns do outono, como as gripes e os resfriados”, explica a profissional.
Renata listou ótimos motivos para você não deixar o caqui de fora do seu carrinho: o caqui é fonte de licopeno, que atua no sistema imunológico, auxiliando no combate de muitas doenças, incluindo o câncer e doenças cardíacas; é rico em vitamina C, que também fortalece a imunidade, atua no sistema antioxidantes e na produção natural de colágeno no corpo; fornece fibras, que contribui na função intestinal e na sensação de saciedade; apresenta bom teor de carboidratos e açúcar, sendo uma fruta energética; é fonte de carotenóides, antioxidantes que atuam na saúde da pele e na prevenção de doenças cardiovasculares; possui bons níveis de potássio, o que torna o caqui uma ótima opção de alimento para quem pratica atividades físicas, já que contribui para repor esse mineral perdido no suor.
Na hora de escolher, a nutricionista orienta observar se a casca do caqui está íntegra e também se a cor está entre o tom alaranjado e o vermelho. “Se a casca tiver alguma rachadura ou a polpa muito amolecida, a fruta deverá ser consumida mais rapidamente”, ressalta Renata. Para incluir o caqui na dieta, vale investir no consumo in natura, como sobremesa após as refeições ou então dentro de lanches. Já para quem quiser apostar em preparos com a fruta, pode usá-la em receitas de geleias, sorbet, tortas doces, pavês, mousses e até mesmo em opções salgadas, como molho para massas, saladas e canapés.
Entretanto, vale lembrar que as preparações quentes diminuem o teor de vitamina C, que é sensível ao calor. Anote as receitinhas sugeridas pela nutricionista e aproveite todos os benefícios da fruta:
SORBET DE CAQUI
3 caquis bem maduros 3 col de sopa de açúcar Suco de 1 limão
Preparo: Descasque e bata os caquis em um mixer. Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata novamente. Leve ao freezer por cerca de 2 horas. Retire a massa do freezer e bata novamente no mixer. Outra opção é levar a massa antes mesmo de congelar direto para uma sorveteira.
SALADA DE FOLHAS COM CAQUI
1/3 de maço de rúcula 1/3 de maço de alface roxa 1 caqui maduro cortado em fatias grossas 1 xícara de chá de muçarela de búfala picada ½ xícara de chá de nozes descascadas Azeite e sal a gosto para temperar
Preparo: Monte a salada em um recipiente de sua preferência. Acomode as folhas, a seguir as fatias de caqui, a muçarela e finalize com as nozes. Regue com azeite e acrescente sal antes de servir.
MOUSSE DE CAQUI
6 caquis médios 2 xícaras de chá de leite integral ½ lata de leite condensado 1 caixinha pequena de creme de leite sem soro 1 envelope de gelatina sem sabor
Preparo: Descasque os caquis e prepare a gelatina sem sabor de acordo com as instruções do fabricante. Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para gelar em taças, por pelo menos 2 horas antes de servir.
MOLHO DE CAQUI PARA MASSAS
2 dentes de alho amassados ½ cebola ralada 2 col de sopa de azeite ½ xícara de salsinha picada 5 caquis maduros médios Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo: Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola. Bata os caquis em um mixer e acrescente o conteúdo batido ao refogado. Acerte o sal e a cebola e cozinhe até o molho começar a ferver. Acrescente na massa de sua preferência.