O Sesc Piracicaba recebe a partir desta quarta (4), o Encontro de Bateras, com atividades até sexta-feira (6). O evento reúne oficinas, workshop e apresentações com técnicas e tendências do instrumento. A programação é livre e aberta ao público. Todas as atividades serão realizadas no Teatro da unidade, com retirada de ingressos uma hora antes do evento.

Hoje, a partir das 19h, a oficina O Papel da Bateria na Música Contemporânea, será realizada pelos músicos André Moreira e Marcelo Seghese. Moreira discutirá sobre o papel da bateria nos estilos musicais, afinação do instrumento e as formas de uso de diferentes peles (lâminas) para conseguir o máximo do timbre da bateria, intercalando as explicações com os temas tocados por uma banda. Já Seghese falará sobre os ostinatos, que é um padrão recorrente na música; e sobre os pads, bateria eletrônica, equipamento muito procurado por bateristas.
Amanhã (5), também às 19h, será a vez da oficina Técnicas Aplicadas à Bateria, com André Moreira e Ester Leite. Durante a oficina serão abordados temas como Stickings, que são diferentes combinações de mãos e linear patterns, que são levadas rítmicas baseadas em combinações de mãos e pés; e a bateria acústica no Hip Hop.
O último dia do Encontro reúne o workshop Bateria, Percussão e Baixo, com André Moreira, Edson Lara e Boka Bass, às 14h. A proposta é demonstrar como a bateria e percussão funcionam no contexto da banda. Os participantes poderão tocar juntos usando instrumentos de percussão como pandeiro, agogô, tamborim, guiro e clave.
Já às 20h, será realizado o Worshow, com André Moreira Banda e Giba Favery. O encerramento terá a presença de uma banda com músicos experientes e com mais de 30 anos de carreira que apresentarão duetos de bateria e solo de caixa com vários bateristas. Giba Favery aborda rudimentos como single strokes, double strokes, paradiddles e roteiro de estudos, além de conversar sobre sua experiência em tocar com grandes nomes da MPB como Jair Rodrigues, Anaí Rosa e Cauby Peixoto.