• O Canal da Lili

Projeto realiza conservação em mais de 2.500 peças do Prudente de Moraes

Mais de 2.500 peças entre fotografias e documentos do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes estão em processo de tratamento, com procedimentos específicos de conservação. A ação, que faz parte de um dos projetos contemplados pelo ProaC 2018 de Preservação de Acervos Museológicos, será desenvolvida até o mês de junho deste ano. Proposto pela restauradora Daisy Estrá, o projeto Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes tem como objetivo realizar ações de preservação nos objetos que apresentem danos prementes de intervenções, que possam causar a descaracterização, comprometendo assim, a sua integridade.

Ação que faz parte de um dos projetos contemplados pelo ProaC 2018*


No decorrer dos trabalhos, a equipe técnica elabora o diagnóstico individual do objeto, a higienização e embalagens especiais. Como parte do projeto, serão realizados assessoramento e capacitação técnica às instituições museológicas da região, visando a qualificação profissional e intercâmbio de experiências.


Outras ações como exposição e workshop sobre os princípios básicos das disciplinas de conservação e museologia serão integradas ao projeto, como contrapartida do município. A oferta dessas ações às instituições museológicas da região, proporcionará qualificação e intercâmbio de experiências dos profissionais. Além disso, por se tratar de um acervo rico como fonte de pesquisa, a sua preservação poderá caracterizar ações públicas educativas, que construam diálogos entre museu e outros setores da sociedade”, destaca a restauradora.


Para a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, além de valorizar o acervo, a execução desse projeto auxilia no trabalho de preservação da história da cidade de Piracicaba. “As ações paralelas garantem o acesso da população ao conhecimento e também possibilitarão o acesso aos bens culturais”, enfatiza.

O Museu Prudente de Moraes guarda coleções de artefatos arqueológicos, etnográficos e paleontológicos, arte sacra, artes plásticas, audiovisuais, botânica, zoologia, cultura popular, documentos históricos, sonoros e visuais, publicações, equipamentos industriais, filatelia, fotografia, indumentária, instrumentos musicais, e utensílios, mineralogia, mobiliários, numismática e medalhística, objetos de culto e objetos da revolução de 1932.


PROAC


Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo selecionou do Edital n.º 18/2018, projetos que contemplam museus de diferentes portes e perfis institucionais, em sua maioria, localizados no interior e litoral paulista. Foram selecionados oito projetos de R$ 75 mil cada, entre eles, Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes, de Piracicaba.


*FOTO: Divulgação

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon