110 anos do XV de Piracicaba: homenagens a personalidades marcaram sessão na Alesp
- O Canal da Lili
- 1 de dez. de 2023
- 4 min de leitura

A sessão solene promovida pela deputada estadual Professora Bebel (PT), na Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em comemoração aos 110 anos do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, foram marcadas por homenagens a dirigentes, ex-dirigentes, ex-jogadores, torcida e personalidades relacionadas ao Nhô Quim piracicabano. A solenidade foi realizada no plenário Juscelino Kubistchek, presidida pela deputada Professora Bebel, e a mesa principal contou com as presenças do atual presidente do XV de Novembro, Luís Guilherme Schnor e do presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Maroun, do ex-presidente, João Paulo Araújo, do ex-presidentes do Conselho Deliberativo, Jonas Parizzotto e José Antonio Fernandes Paiva, entre outras lideranças, como o presidente do PT de Piracicaba, Mário Paixão, e a vereadora Silvia Morales (PV).
A deputada Professora Bebel destacou que “sou Piracicabana e torcedora do XV de Novembro de Piracicaba, como todos sabem, e não poderia deixar de homenagear o Esporte Clube XV de novembro por seus 110 anos. Para isso, nosso mandato popular na Alesp, através do companheiro Ronaldo Almeida e por sugestão do Dr. Jonas Parizzoto, organizou essa sessão solene no auditório”, discursou.
Na solenidade também foi destacado que em seus 110 de história o XV de Novembro colecionou vários títulos como o de campeão brasileiro da Série C, em 1995; de vice-campeão paulista em 1976, de campeão da Copa Paulista, em 2016, e o de bicampeão da Copa Paulista em 2022.

Na solenidade, do atual presidente Luís Guilherme Schnor ao ex-presidente João Paulo Araújo, todos destacaram a importância do XV de Novembro para Piracicaba e para o cenário do futebol brasileiro, tendo, ao longo destes 110 anos, revelado diversos atletas com destaque nacional e internacional, inclusive servindo a Seleção Brasileira. Também foi ressaltada a paixão do piracicabano pelo XV de Novembro, que completou 110 anos no último dia 15. Ex-jogadores como Biluca e Claudinho também falaram da alegria em serem homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Homenagens -- Durante a solenidade foram homenageadas várias personalidades que fizeram parte da história do clube, são elas: o atual presidente do XV de Novembro, Luís Guilherme Schnor, o presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Maroun, assim como Maria Ângela Barbieri (atual) – uma das primeiras conselheiras do XV; Renata Perazoli, uma das primeiras conselheiras do XV e primeira Ouvidora do XV; Joao Luís de Almeida, historiador do XV e ex-secretário do Conselho Deliberativo; Rui Alexandre Kleiner, ex-conselheiro do XV, historiador e músico.
Da torcida organizada foram homenageados a Associação Esportiva Cultural Amor Real (ARXV), através do seu presidente, Antônio Carlos de Sousa Leite; Torcida Esquadrão XV de Piracicaba, através do seu presidente Vitinho; o ex-técnicos, Laurence Moisés Camargo Egert, que também jogou no XV; Cléber Nelson de Andrade Raphaelli, o Cléber Gaúcho, que como como jogador do XV foi campeão brasileiro da Série C do Campeonato Brasileiro de 1995 e como técnico bicampeão da Copa Paulista 2016 e 2022; os ex-jogadores Reginaldo Amstalden (Biluca), jogador de carreira internacional e campeão brasileiro da Série C do Campeonato Brasileiro de 1995; Cláudio Batista dos Santos (Claudinho) jogador de carreira internacional e ex-técnico do XV; Marlon Tadeu Ferreira (Marlon) – ex-jogador do Cruzeiro-MG e Vasco da Gama-RJ, fez parte do elenco quinzista que conquistou os acessos da Série A3 para a A2, no ano de 2010, e da A2 para a A1, tendo, inclusive, convertido o pênalti que deu o título ao clube em 2011. Atingiu a marca de 300 partidas pelo time; Francisco Jesuíno Avanzi (Chicão), in memoriam, que começou a carreira no XV, e também atuou pela Ponte Preta, São Paulo, Atlético Mineiro, Santos e Seleção Brasileira; José Ademir Carloni (Mika), revelado no futebol profissional E.C. Corinthians Paulista, passou pelo Figueirence FC, de Santa Catarina, Operário FC, de Campo Grande, e XV de Novembro de Piracicaba, onde jogou por nove anos, e tarde passou também pelos times do Dracena FC, Novo Horizonte FC, União Agrícola Barbarense FC, e retornou para o XV, onde encerrou a carreira, tendo sido vice vice-campeão Paulista com o XV em 1976; Paulo Luiz Massariol (Paulinho Massariol), começou a carreira no XV, foi transferido para o Vasco da Gama/RJ, onde foi artilheiro do campeonato brasileiro de 1978, também jogou no Palmeiras, em 1981 e Grêmio de Porto Alegre, e também atuou pela Seleção Brasileira.

Foram homenageados ainda o ex-presidentes Adilson Benedito Maluf (in memoriam), nos anos de 2006-2007; João Paulo Araújo, nos anos de 2001-2002; Arnaldo Antônio Bortoletto, nos anos de 2018-2020; Romeu Ítalo Rípoli (in memoriam), nos anos de 1959 – 1962/1964 – 1974/1983; Rodolfo Geraldi - presidente executivo 2021/2022, e Luís Roberto Lordello Beltrame, presidente entre 2018-2012, atualmente conselheiro vitalício do Clube. Já os ex-presidentes do Conselho Deliberativo homenageados foram Jonas Tadeu Parisotto (2006/2016), José Antonio Fernandes Paiva (2005/2006), José Silvestre da Silva – 2000.
Na sessão foram homenageados ainda, os veículos de comunicação JP News (Marcelo Sá), Rádio Educadora de Piracicaba (Jairo Meirelles Ribeiro de Mattos – Jairinho); Difusora/Passe de Letra (Luiz Dirceu Tarantini); assim como os apoiadores Roberto Carlos Zaratin (Beto da RosFrios), que foi secretário do conselho deliberativo do XV e empresário que liderou vários empresários para ajudar o XV em 2001; Wagner da Silveira (Jucão do Sindicato dos Metalúrgicos); Luiz Carlos Furtuoso, que foi presidente do conselho deliberativo do XV e empresário que liderou vários empresários para ajudar o XV em 2001; Douglas Pimenta, ex-atleta do XV e gestor de futebol desde julho do ano passado; Israel Martins, empresário e gestor administrativo financeiro e de operações do clube; Luis Henrique Marangoni (Cartunista oficial do XV), e João Paulo Ariozo (Peixe Pichado).
Comentarios