top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Ítens fashion, as minissaias são o complemento coringa deste inverno para diferentes corpos e idades


Independentemente do corpo ou da idade, as minissaias são uma opção para um look estiloso e confortável - Imagem: Pinterest

As minissaias voltaram a ser a opção queridinha das fashionistas desde que a grife "Miu Miu" apresentou sua versão micro de sarja durante os desfiles da primavera de 2022. A escolha ousada da marca conseguiu provar que é possível criar looks casuais e elegantes com essa tendência icônica dos anos 90, que agora se mescla com a moda da Geração Z e ressurge com um conceito mais diverso e inclusivo.

Independentemente do corpo ou da idade, as minissaias são uma opção para um look estiloso e confortável. A consultora de moda e imagem, Camile Stefano, explica como incorporar essa peça cheia de história ao seu guarda-roupa e como torná-la uma escolha coringa, inclusive no inverno.



A história política das minissaias

Apesar das saias curtas, na altura do joelho, terem sido comuns até os anos 60, foi a estilista britânica Mary Quant quem lançou as primeiras versões da peça no comprimento das coxas, que logo se tornaram populares na nova Hollywood, simbolizando a independência feminina e o poder de mostrar as pernas. Três décadas depois, nos anos 90, o modelo conquistou a cultura pop e tornou-se referência de estilo e feminilidade.


Embora seja um item aparentemente simples, a minissaia possui uma influência política desde sua criação. Por exemplo, ela se tornou um símbolo dos problemas de assédio enfrentados pelas mulheres nas ruas, e em muitos protestos feministas é possível ler cartazes como “o assédio foi inventado antes da minissaia”. Durante a história, mulheres foram proibidas de transitar em certos pontos das cidades trajando a peça.


Imagem: Imagem: Pinterest/Acervo Camile Stefano

Tendência em 2023

Segundo Camile Stefano, as versões disponíveis nas vitrines nesta estação apresentam uma variedade de modelos e comprimentos. Elas incentivam as mulheres a exibirem suas pernas e a explorarem opções criativas de calçados, além de permitirem combinações com meias-calças.


A consultora destaca que as minissaias devem ser consideradas uma peça versátil para todas, independentemente da idade, uma vez que há combinações que valorizam diferentes tipos de corpos. “ É importante não se ater à ideia tradicional de uma saia muito curta e justa, pois os modelos de saias são tão diversos quanto os de calças nesta estação” ressalta a especialista.

A consultora de moda selecionou dois modelos que valem o investimento neste inverno: a minissaia jeans, tendência dos anos 2000 que se provou atemporal e combina com tricôs e casacos de lã, e o modelo de alfaiataria, na variação com pregas, para usar com blazers durante os dias frios. “Ambas as opções proporcionam harmonia ao visual com casacos mais amplos e modelagens largas, a saia curta com meia-calça garante o equilíbrio ideal para o visual”, explica.

Camile destaca que o objetivo principal da minissaia é permitir que você exiba suas pernas e não tenha vergonha de mostrá-las. É importante lembrar que, além dos dois modelos em destaque, existem diversas opções, desde as mais justas até as mais largas, incluindo também opções em moletom, que se adaptam ao corpo. Portanto, vale a pena encontrar o estilo que mais combina com você.



Commentaires


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page